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Regulamento Desportivo Liga FRS 2/2025

Artigo 1º - Das Normas

O presente regulamento está em conformidade com as normas do Código Desportivo do Automobilismo (CDA) 2024, o Regulamento Particular da Prova (RPP) e o Código de Conduta.

Artigo 2º - Da Promoção e Organização

Esta competição é promovida e organizada pela First Racing Series (FRS), utilizando os simuladores iRacing, criado pela iRacing.com disponível na plataforma Steam ou diretamente pelo site.

Artigo 3º - Regulamentos Oficiais da Liga FRS

  1. Este regulamento desportivo.
  2. O regulamento particular da prova (RPP).
  3. Código de conduta.
  4. O briefing, obrigatório para todos os pilotos, destina-se a transmitir informações sobre os procedimentos específicos para a prova.
  5. As equipes e pilotos são responsáveis por sua própria conduta e devem seguir rigorosamente o regulamento desportivo, o regulamento particular da prova, o código de conduta e as instruções do briefing. Qualquer comportamento que seja considerado divergente destes documentos poderá resultar nas seguintes punições:
  1. Advertência
  2. Penalização em tempo, posições ou voltas
  3. Perda de tomada de tempo e pontuação do campeonato
  4. Suspensão por uma ou mais baterias/etapas
  5. Desclassificação ou exclusão da Liga FRS

Artigo 4º - Da Supervisão, Análise e Revisão de Protestos

  1. A supervisão e análise das provas serão realizadas pela direção de prova contratada pela Liga FRS.
  2. Os protestos desportivos devem ser apresentados por pilotos contra participantes da mesma prova e categoria.
  3. Apenas serão aceitos protestos de pilotos diretamente envolvidos no incidente ou acidente que originou a reclamação.
  4. Um piloto que deseje protestar contra múltiplos competidores da mesma categoria deverá apresentar um protesto separado para cada competidor implicado.
  5. Todo protesto deve ser submetido por escrito via site da Liga FRS após a etapa.
  6. O prazo para a apresentação de protestos é de 24 horas após o término da etapa. A Liga FRS tem até a data da próxima etapa para responder e publicar o resultado oficial da etapa, incluindo a pontuação atualizada da classificação geral da categoria. Para solicitar a revisão de um protesto, o piloto deve abrir um novo protesto, anexando o comprovante de pagamento da taxa de revisão no momento da solicitação.
  7. No novo protesto, o piloto deve descrever de forma objetiva e clara os motivos pelos quais discorda da decisão da Direção de Prova, sempre fundamentando sua argumentação com base no regulamento.
  8. Para solicitar a revisão de um protesto, o piloto deve abrir um novo protesto, anexando o comprovante de pagamento da taxa de revisão no momento da solicitação.
  9. No novo protesto, o piloto deve descrever de forma objetiva e clara os motivos pelos quais discorda da decisão da Direção de Prova, sempre fundamentando sua argumentação com base no regulamento.
  10. A revisão será analisada somente se forem apresentados argumentos embasados no regulamento e sustentados por fatos concretos, não sendo aceitas justificativas baseadas em intenções ou interpretações pessoais.
  11. O valor da taxa para solicitação da revisão é de R$ 100,00, a ser pago via Pix para fabriciors506@gmail.com. Os valores permanecerão retidos até a decisão final da Direção de Prova.
  12. Caso a argumentação do piloto seja validada e a decisão original seja reformulada, o valor pago será integralmente devolvido.
  13. A solicitação de revisão deve ser feita dentro do prazo de 24 horas após a divulgação da decisão oficial. Após esse período, não serão aceitas novas análises.

Artigo 5º - Sistema de Carteira da Liga FRS

  1. O sistema de Carteira de Pilotos promove disciplina e comportamento adequado, garantindo competições justas e respeitando o Código de Conduta da Liga.
  2. Cada piloto inicia a temporada com 0 pontos e pode acumular até 50 pontos antes de ser suspenso.
  3. A pontuação é acumulativa e será aplicada pela Direção de Prova com base nas infrações cometidas durante treinos, corridas ou interações nos canais oficiais da Liga.
  4. As infrações cometidas resultarão em penalidades progressivas conforme descrito abaixo:
  5. As infrações cometidas resultarão em penalidade progressivas conforme descrito abaixo:
  6. Este sistema reforça o compromisso da Liga FRS com a ética esportiva, o respeito entre pilotos e a busca por competições mais profissionais e equilibradas.
  7. O acúmulo de pontos será devidamente informado aos pilotos e documentado pela Direção de Prova.

Artigo 6º - Da Inscrição e Participação

  1. Uma vez que o piloto esteja inscrito, tenha pagado a inscrição e adicionado ao grupo de WhatsApp da categoria, não será possível o ressarcimento do valor pago
  2. Todos os interessados em competir na Liga FRS devem se inscrever pelo site Liga FRS Inscrições, escolher sua categoria e garantir a veracidade das informações fornecidas no formulário de cadastro.
  3. A inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa de inscrição da categoria escolhida.
  4. Ao efetuar o pagamento, o participante afirma ter lido e concordado integralmente com este regulamento, com o regulamento particular da prova e com o código de conduta.
  5. Pilotos com débitos pendentes junto à organização ou a qualquer apoiador ou patrocinador da Liga FRS terão sua participação vetada até a regularização dos pagamentos.
  6. Todas as solicitações de inscrição serão analisadas pela Liga FRS e aceitas ou rejeitadas a critério exclusivo da Liga.
  7. Pilotos que tenham sido oficialmente banidos de outras comunidades de competições de automobilismo virtual ou real não serão permitidos a participar.
  8. Pilotos inscritos que se encontrarem impossibilitados de competir em alguma etapa devem informar à organização pelo WhatsApp no número 55 99600-8696
  9. O campeonato poderá ser cancelado caso o número de inscritos seja inferior a vinte (20).
  10. O número máximo de veículos autorizados a participar da categoria será de 50 carros na plataforma iRacing.
  11. A participação na etapa é condicionada à presença no briefing.
  12. A participação dos pilotos nas etapas está sujeita à confirmação dos itens 11 e 12, e à aprovação dos organizadores ou autoridade desportiva.
  13. Apenas os inscritos no campeonato têm acesso ao servidor de treino. Se for constatado que um membro da equipe de um piloto inscrito acessou o servidor, o piloto será punido.
  14. O piloto inscrito em uma determinada categoria não pode transferir sua inscrição para outra categoria, mesmo antes do início do campeonato.
  15. O piloto e sua equipe devem escolher os números de seus veículos no ato da inscrição. Caso o número já tenha sido escolhido por outro piloto, a preferência será dada pela ordem de inscrição.
  16. A escolha do veículo no início do campeonato é definitiva e vinculada à participação do piloto em todas as etapas.
  17. Caso um piloto opte por trocar de veículo durante o campeonato, todos os pontos conquistados até o momento serão anulados, e ele deverá reiniciar sua pontuação a partir de zero, independentemente da etapa em que a troca ocorrer.
  18. Em competições por equipes, a troca de veículo também impactará a pontuação coletiva, resultando na exclusão dos pontos conquistados pelo piloto até o momento da alteração.

Artigo 7º - Descarte da Pior Etapa

  1. Cada piloto terá direito ao descarte de sua pior etapa durante a temporada.
  2. O descarte será aplicado automaticamente pelo sistema à etapa em que o piloto obteve seu pior resultado, seja por abandono, problemas técnicos ou desempenho abaixo do esperado.
  3. O descarte não poderá ser aplicado nas seguintes situações:
  4. O sistema de descarte tem o objetivo de manter a competitividade, garantindo que eventuais imprevistos não comprometam a pontuação final dos pilotos na temporada.

Artigo 8º - Classificação das Categorias

  1. A Liga FRS adota um sistema de divisão de categorias para equilibrar a competitividade entre os pilotos, de acordo com seus desempenhos no iRating do iRacing.
  2. A classificação das categorias será definida conforme o número total de pilotos inscritos na competição:
  3. A divisão dos pilotos será feita com base no iRating no momento da inscrição, respeitando os seguintes critérios:
  4. A organização da Liga FRS se reserva o direito de reavaliar a classificação de um piloto ao longo do campeonato, caso sejam identificadas inconsistências.
  5. Todos os pilotos terão acesso ao ranking atualizado antes do início da temporada, garantindo transparência no processo de divisão.
  6. A Liga FRS se compromete a manter um ambiente competitivo e equilibrado, se for necessário haverá reajuste de categoria baseando-se na pesquisa efetuada pela adm, sempre respeitando a experiência de cada piloto dentro do iRacing.

Artigo 9º - Equipes

  1. Em cada categoria, cada equipe poderá ser constituída por no máximo quatro (3) pilotos. A equipe deverá nomear um chefe ou representante para lidar com assuntos relacionados à organização.
  2. O representante da equipe não precisa ser necessariamente um piloto inscrito no evento.
  3. As equipes devem manter a uniformidade em todas as provas, utilizando a mesma skin.
  4. É proibido o jogo de equipe que envolva várias estratégias como veículos andando constantemente lado a lado ou em formação, com o intuito de bloquear ou impedir ultrapassagens.
  5. Em caso de violação da regra 9/4, todos os pilotos da equipe envolvida serão desclassificados da etapa, podendo, em casos graves, serem excluídos da liga FRS.
  6. No caso de um acidente envolvendo um piloto e uma equipe adversária, não será permitido que o incidente beneficie de qualquer forma a equipe do piloto envolvido. Caso seja determinado, após uma análise detalhada do incidente, que o acidente conferiu vantagem competitiva à equipe do piloto, tanto o piloto diretamente envolvido quanto sua equipe poderão estar sujeitos a penalidades, incluindo a possibilidade de desclassificação de ambos os pilotos da equipe do evento em questão.

Artigo 10º - Campeonato de Equipes

  1. O Campeonato de Equipes tem como objetivo fomentar a competitividade e a colaboração entre os pilotos, permitindo que equipes disputem títulos além da classificação individual.
  2. Para participar do Campeonato de Equipes, cada equipe deverá ser composta por grupos de 3 pilotos, sendo necessário que equipes com mais integrantes se subdividam conforme o exemplo abaixo:
  3. Equipe FRS com 9 pilotos deverá se dividir da seguinte forma:

  4. Cada grupo de 3 pilotos competirá separadamente na classificação do Campeonato de Equipes, somando pontos ao longo da temporada.
  5. Não será permitido que pilotos de diferentes grupos da mesma equipe troquem de divisão durante a temporada.
  6. A pontuação de cada equipe será a soma dos resultados obtidos pelos seus 3 pilotos em cada etapa, seguindo as regras de pontuação vigentes do campeonato.
  7. Caso uma equipe tenha menos de 3 pilotos, ela não poderá competir no Campeonato de Equipes, mas seus integrantes ainda disputarão normalmente a classificação individual.
  8. O Campeonato de Equipes terá premiação específica, conforme definido previamente no regulamento do evento.

Artigo 11º - Formato dos Campeonatos

  1. Todas as etapas serão disputadas nos simuladores iRacing. O formulário de inscrição de cada categoria informará os locais/pistas e os dias das etapas, sempre seguindo o calendário oficial do iracing.
  2. Formato:

Artigo 12º - Skins iRacing

  1. O simulador iRacing dispõe da ferramenta Trading Paints para a exibição de pinturas personalizadas nos carros nas transmissões ao vivo da Liga FRS.
  2. O piloto interessado em exibir suas pinturas personalizadas nas transmissões deverá efetuar o upload dos arquivos diretamente ao website Trading Paints.
  3. Itens não permitidos nas pinturas personalizadas:

ARTIGO 13º - ULTRAPASSAGEM (conforme SEÇÃO IX –Art. 120 – CDA 2024).

PARÁGRAFO 1º - Para o procedimento da manobra de ultrapassagem, o piloto deverá observar o que se segue:

Observações gerais

Durante a tangência nas curvas, é permitido aos pilotos utilizarem as zebras, desde que mantenham pelo menos duas rodas dentro dos limites da pista, definidos pelas linhas brancas laterais. O uso das zebras deve ser exclusivamente para auxiliar na condução em curvas, e não é permitido utilizá-las para realizar ultrapassagens.

Qualquer infração a esta regra será passível de penalização conforme determinado pela direção de prova.

III - Quando um veículo for alcançado em linha reta, por um veículo temporário ou constantemente mais rápido, o piloto deverá respeitar o espaço conquistado pelo veículo mais rápido, de modo que fique a largura mínima de um veículo para a ultrapassagem.

IV - Qualquer manobra obstrutiva levada a efeito por um ou por vários pilotos, tendo ou não interesses comuns, será proibida.

V - As curvas, bem como as zonas de entrada e saída delas, poderão ser “negociadas” pelos pilotos da maneira que desejarem, desde que respeitada a largura mínima de um veículo entre ele e a linha branca lateral.

VI - As ultrapassagens, de acordo com as possibilidades do momento, poderão ser feitas pela direita ou pela esquerda.

VII - O piloto de um veículo retardatário, que está sendo alcançado deverá ser alertado através da sinalização por bandeira azul, de modo a preveni-lo da intenção do outro competidor, de ultrapassá-lo.

VIII – Caso o piloto, na situação acima, não permita ou dificulte a ultrapassagem, receberá uma das seguintes penalizações:

IX – Manobras destinadas a bloquear outros pilotos, tais como mudança de direção antecipada, direcionamento do veículo para o lado interior ou exterior das curvas, ou qualquer outra mudança anormal de direção, serão estritamente proibidas.

X – Em defesa de posição, quando um veículo tentar ultrapassar o outro em reta, será admitida apenas uma mudança de direção. O piloto que defende a posição poderá voltar para a tangência da curva, caso não possua nem um outro veículo na lateral.

XI – A mudança prevista no item anterior não poderá ocorrer na direção do veículo que tenta a ultrapassagem, quando este já tiver colocado o carro ou parte deste na sua lateral.

XII – Caso o veículo que estiver na frente agir na forma prevista no item anterior, receberá a uma das seguintes penalizações:

XVI – Caso a situação prevista no item anterior venha a ocorrer, os veículos que andarem lado a lado receberão uma das seguintes penalizações:

PARÁGRAFO 2º

A inobservância reincidente ou sistemática levará o transgressor a ser excluído pelo diretor de prova ou comissários desportivos.

PARÁGRAFO 3º

A penalização imposta aos pilotos que ignorarem a bandeira azul será igualmente aplicada àqueles que obstruíram uma parte da pista, e será mais severa no caso de obstrução sistemática, podendo ser excluído da liga FRS.

PARÁGRAFO 4º

A repetição de faltas graves ou a evidência da falta de domínio do veículo, tal como sair da pista, poderá resultar na exclusão da bateria/etapa de pilotos que porventura venha a cometê-las.

PARÁGRAFO 5º

A não utilização do circuito ou percurso, mencionado no regulamento particular, para encurtar caminho, anel externo, por exemplo, implicará em penalização a ser aplicada pelo diretor de prova ou comissários desportivos.

ARTIGO 14º - DO FAIR PLAY

1. Todos os participantes devem competir de maneira ética, seguindo regras claras e justas, e agindo com honra e lealdade em todos os momentos.

2. Será considerado fair play desde que:

ARTIGO 15º - CLASSIFICAÇÃO E PONTUAÇÃO

  1. A classificação principal nos campeonatos será baseada no Campeonato de Pilotos.
  2. O piloto que somar mais pontos ao longo das seis etapas será considerado o campeão.
  3. A pontuação da última etapa do campeonato será dobrada.
  4. Pilotos desclassificados em qualquer etapa terão sua pontuação zerada para aquela etapa.
  5. A pontuação para cada etapa será definida conforme segue na imagem na direita da página.

ARTIGO 16º - CRITÉRIO DE DESEMPATE

  1. Em caso de empate nos pontos acumulados ao longo do campeonato, a classificação entre os pilotos empatados será determinada com base em suas colocações nas corridas durante o campeonato. O piloto que possuir a melhor colocação em um balanço geral das etapas terá a vantagem e será posicionado à frente nos resultados.

ARTIGO 17º - Responsabilidade por Premiações de Terceiros

  1. As premiações fornecidas por terceiros são de responsabilidade exclusiva desses fornecedores. A Liga FRS não será responsável pela entrega dessas premiações, mas facilitará o contato entre os ganhadores e os fornecedores para a resolução de quaisquer questões.

ARTIGO 18º - Envio de Premiações Físicas

  1. As premiações físicas, incluindo troféus e outros produtos, estão limitadas ao envio dentro do território nacionalbrasileiro, realizado pelos Correios. Os custos de envio serão de responsabilidade do ganhador.
  2. Em caso de problemas no recebimento ou com a encomenda, não será realizado um novo envio.

ARTIGO 19º - PREMIAÇÕES E DISPONIBILIDADE DE ITENS

  1. Os prêmios fornecidos por empresas patrocinadoras ou parceiras da Liga FRS estão sujeitos à disponibilidade de estoque no momento da entrega.
  2. Caso um item originalmente anunciado não esteja disponível, a organização, em conjunto com o patrocinador responsável, poderá substituí-lo por outro produto de valor equivalente.

ARTIGO 20º - Reembolsos

Conforme estipulado no regulamento geral da Liga FRS:

Não haverá reembolso da taxa de inscrição caso o piloto não concorde com:

ARTIGO 21º - DAS RESPONSABILIDADES

  1. A First Racing Series (FRS) e os patrocinadores envolvidos nos eventos se eximem de toda e qualquer responsabilidade civil ou penal por infrações cometidas ou irregularidades durante os treinos e as provas. Essa responsabilidade recairá exclusivamente sobre aqueles que cometerem tais atos ou se envolverem em irregularidades, ou sobre seus representantes legais.
  2. Este regulamento foi elaborado pela First Racing Series (FRS). É proibida a utilização total ou parcial das normas desportivas, nomenclaturas, imagens e referências contidas neste documento sem autorização.

ARTIGO 22º - Disposições Gerais

  1. Transparência: A Liga FRS compromete-se a manter a transparência em todas as decisões, visando sempre o melhor para a competição e seus participantes.
  2. Aceitação do Regulamento: A inscrição na liga implica na aceitação total deste adendo e dos demais regulamentos vigentes.
  3. Casos Omissos: Qualquer situação não prevista neste adendo será analisada e decidida pela administração da Liga FRS.

Local e Data de Publicação: SÃO BORJA, Rio Grande do Sul, Março de 2025

Adendo - Largada

ARTIGO 1º - PROCEDIMENTO DE LARGADA LANÇADA

1. A largada lançada exige disciplina e respeito às regras para garantir um início de prova justo e seguro. Todos os pilotos devem seguir rigorosamente o protocolo estabelecido pela Direção de Prova.

2. Formação do Grid Antes da Largada:

  1. Os carros devem se alinhar em fila dupla na reta de formação, mantendo suas posições de largada.
  2. A distância entre os carros deve ser de 1 a 2 comprimentos de carro.
  3. O piloto na pole position é responsável por controlar a velocidade do pelotão.
  4. Acelerações bruscas, freadas excessivas ou mudanças de trajetória durante a volta de formação são proibidas.

3. Condução Atrás do Safety Car

  1. O Safety Car conduzirá o pelotão em um ritmo controlado até o momento de sua retirada.
  2. Durante esse período, os pilotos devem:
  1. Manter velocidade constante e previsível.
  2. Evitar ziguezague excessivo para aquecimento de pneus.
  3. Não ultrapassar e manter a posição até o sinal de largada.

4. Momento da Largada

  1. O Safety Car sairá da pista antes da linha de largada definida.
  2. O pole position mantém o ritmo até o ponto de aceleração permitido.
  3. Os demais pilotos devem acompanhar o ritmo, mantendo a formação até a largada ser autorizada.
  4. Ultrapassagens são permitidas somente após cruzar a linha de largada.

5. Infrações Comuns e Penalizações

  1. Abrir espaço excessivo antes da largada: Penalização por conduta antidesportiva.
  2. Frear bruscamente ou mudar de linha abruptamente: Penalização por colisão evitável.
  3. Ultrapassar antes do sinal de largada: Penalização de drive-through ou acréscimo de tempo.
  4. Acelerar antes do momento correto: Penalização por queima de largada.

6. Diretrizes para uma Largada Segura e Competitiva

  1. Mantenha-se atento ao ritmo do pole position para evitar reações tardias.
  2. Seja previsível e mantenha uma distância segura do carro à frente.
  3. Respeite o momento da aceleração para evitar penalizações desnecessárias.
  4. Caso ocorra um incidente na largada, siga as bandeiras e comunicações da Direção de Prova.

7. Responsabilidades dos Pilotos.

  1. Todos os pilotos devem estar cientes das suas responsabilidades, garantindo um campeonato organizado e competitivo.