Regulamento Desportivo Liga FRS 2/2025
Artigo 1º - Das Normas
O presente regulamento está em conformidade com as normas do Código
Desportivo do Automobilismo (CDA) 2024, o Regulamento Particular da Prova (RPP) e
o Código de Conduta.
Artigo 2º - Da Promoção e Organização
Esta competição é promovida e organizada pela First Racing Series (FRS), utilizando os simuladores iRacing,
criado pela iRacing.com disponível na plataforma Steam ou diretamente pelo site.
Artigo 3º - Regulamentos Oficiais da Liga FRS
- Este regulamento desportivo.
- O regulamento particular da prova (RPP).
- Código de conduta.
- O briefing, obrigatório para todos os pilotos, destina-se a transmitir informações sobre os procedimentos
específicos para a prova.
- As equipes e pilotos são responsáveis por sua própria conduta e devem seguir rigorosamente o regulamento
desportivo, o regulamento particular da prova, o código de conduta e as instruções do briefing. Qualquer
comportamento que seja considerado divergente destes documentos poderá resultar nas seguintes punições:
- Advertência
- Penalização em tempo, posições ou voltas
- Perda de tomada de tempo e pontuação do campeonato
- Suspensão por uma ou mais baterias/etapas
- Desclassificação ou exclusão da Liga FRS
Artigo 4º - Da Supervisão, Análise e Revisão de Protestos
- A supervisão e análise das provas serão realizadas pela direção de prova contratada pela Liga
FRS.
- Os protestos desportivos devem ser apresentados por pilotos contra participantes da mesma prova e
categoria.
- Apenas serão aceitos protestos de pilotos diretamente envolvidos no incidente ou acidente que originou a
reclamação.
- Um piloto que deseje protestar contra múltiplos competidores da mesma categoria deverá apresentar um
protesto separado para cada competidor implicado.
- Todo protesto deve ser submetido por escrito via site da Liga
FRS após a etapa.
- O prazo para a apresentação de protestos é de 24 horas após o término da etapa. A Liga FRS tem até a data da
próxima etapa para responder e publicar o resultado oficial da etapa, incluindo a pontuação atualizada da
classificação geral da categoria. Para solicitar a revisão de um protesto, o piloto deve abrir um novo
protesto, anexando o comprovante de pagamento da taxa de revisão no momento da solicitação.
- No novo protesto, o piloto deve descrever de forma objetiva e clara os motivos pelos quais discorda da
decisão da Direção de Prova, sempre fundamentando sua argumentação com base no regulamento.
- Para solicitar a revisão de um protesto, o piloto deve abrir um novo protesto, anexando o comprovante de
pagamento da taxa de revisão no momento da solicitação.
- No novo protesto, o piloto deve descrever de forma objetiva e clara os motivos pelos quais discorda da
decisão da Direção de Prova, sempre fundamentando sua argumentação com base no regulamento.
- A revisão será analisada somente se forem apresentados argumentos embasados no regulamento e sustentados por
fatos concretos, não sendo aceitas justificativas baseadas em intenções ou interpretações pessoais.
- O valor da taxa para solicitação da revisão é de R$ 100,00, a ser pago via Pix para fabriciors506@gmail.com.
Os valores permanecerão retidos até a decisão final da Direção de Prova.
- Caso a argumentação do piloto seja validada e a decisão original seja reformulada, o valor pago será
integralmente devolvido.
- A solicitação de revisão deve ser feita dentro do prazo de 24 horas após a divulgação da decisão oficial.
Após esse período, não serão aceitas novas análises.
Artigo 5º - Sistema de Carteira da Liga FRS
- O sistema de Carteira de Pilotos promove disciplina e comportamento adequado, garantindo competições justas
e respeitando o Código de Conduta da Liga.
- Cada piloto inicia a temporada com 0 pontos e pode acumular até 50 pontos antes de ser suspenso.
- A pontuação é acumulativa e será aplicada pela Direção de Prova com base nas infrações cometidas durante
treinos, corridas ou interações nos canais oficiais da Liga.
- As infrações cometidas resultarão em penalidades progressivas conforme descrito abaixo:
- 5 pontos: Advertência ou penalização leve
- 10 pontos: Aplicados por desclassificação
- As infrações cometidas resultarão em penalidade progressivas conforme descrito abaixo:
- 10 Pontos:
- Perda do direito de participar da tomada de tempo
- O piloto irá largar do final do grid (decidido pelo sistema do
jogo)
- 20 Pontos:
- Perda do direito de participar da tomada de tempo
- O piloto irá largar do final do boxes
- 30 Pontos:
- Obrigação de realizar um DRIVE THROUGH durante a corrida.
- 40 Pontos:
- Suspensão automática da próxima etapa.
- 50 Pontos:
- Suspensão do campeonato, impedindo o piloto de continuar na
temporada atual.
- Este sistema reforça o compromisso da Liga FRS com a ética esportiva, o respeito entre pilotos e a busca por
competições mais profissionais e equilibradas.
- O acúmulo de pontos será devidamente informado aos pilotos e documentado pela Direção de Prova.
Artigo 6º - Da Inscrição e Participação
- Uma vez que o piloto esteja inscrito, tenha pagado a inscrição e adicionado ao grupo de WhatsApp da
categoria, não será possível o ressarcimento do valor pago
- Todos os interessados em competir na Liga FRS devem se inscrever pelo site Liga FRS Inscrições, escolher sua
categoria e garantir a veracidade das informações fornecidas no formulário de cadastro.
- A inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa de inscrição da categoria escolhida.
- Ao efetuar o pagamento, o participante afirma ter lido e concordado integralmente com este regulamento, com
o regulamento particular da prova e com o código de conduta.
- Pilotos com débitos pendentes junto à organização ou a qualquer apoiador ou patrocinador da Liga FRS terão
sua participação vetada até a regularização dos pagamentos.
- Todas as solicitações de inscrição serão analisadas pela Liga FRS e aceitas ou rejeitadas a critério
exclusivo da Liga.
- Pilotos que tenham sido oficialmente banidos de outras comunidades de competições de automobilismo virtual
ou real não serão permitidos a participar.
- Pilotos inscritos que se encontrarem impossibilitados de competir em alguma etapa devem informar à
organização pelo WhatsApp no número 55 99600-8696
- O campeonato poderá ser cancelado caso o número de inscritos seja inferior a vinte (20).
- O número máximo de veículos autorizados a participar da categoria será de 50 carros na plataforma iRacing.
- A participação na etapa é condicionada à presença no briefing.
- A participação dos pilotos nas etapas está sujeita à confirmação dos itens 11 e 12, e à aprovação dos
organizadores ou autoridade desportiva.
- Apenas os inscritos no campeonato têm acesso ao servidor de treino. Se for constatado que um membro da
equipe de um piloto inscrito acessou o servidor, o piloto será punido.
- O piloto inscrito em uma determinada categoria não pode transferir sua inscrição para outra categoria, mesmo
antes do início do campeonato.
- O piloto e sua equipe devem escolher os números de seus veículos no ato da inscrição. Caso o número já tenha
sido escolhido por outro piloto, a preferência será dada pela ordem de inscrição.
- A escolha do veículo no início do campeonato é definitiva e vinculada à participação do piloto em todas as
etapas.
- Caso um piloto opte por trocar de veículo durante o campeonato, todos os pontos conquistados até o momento
serão anulados, e ele deverá reiniciar sua pontuação a partir de zero, independentemente da etapa em que a
troca ocorrer.
- Em competições por equipes, a troca de veículo também impactará a pontuação coletiva, resultando na exclusão
dos pontos conquistados pelo piloto até o momento da alteração.
Artigo 7º - Descarte da Pior Etapa
- Cada piloto terá direito ao descarte de sua pior etapa durante a temporada.
- O descarte será aplicado automaticamente pelo sistema à etapa em que o piloto obteve seu pior resultado,
seja por abandono, problemas técnicos ou desempenho abaixo do esperado.
- O descarte não poderá ser aplicado nas seguintes situações:
- Etapas em que o piloto tenha sido desclassificado por
infração ao regulamento;
- Etapa final da temporada, independentemente do resultado do
piloto.
- O sistema de descarte tem o objetivo de manter a competitividade, garantindo que eventuais imprevistos não
comprometam a pontuação final dos pilotos na temporada.
Artigo 8º - Classificação das Categorias
- A Liga FRS adota um sistema de divisão de categorias para equilibrar a competitividade entre os pilotos, de
acordo com seus desempenhos no iRating do iRacing.
- A classificação das categorias será definida conforme o número total de pilotos inscritos na competição:
- Até 25 pilotos inscritos Categoria Única.
- Até 30 pilotos inscritos divisão em PRO e AM.
- 35 pilotos ou mais divisão em PRO, PRO/AM e AM.
- A divisão dos pilotos será feita com base no iRating no momento da inscrição, respeitando os seguintes
critérios:
- Categoria AM: até 1799 de iRating
- Categoria PRO/AM: entre 1800 e 2999 de iRating
- Categoria PRO: acima de 3000+ de iRating
- A organização da Liga FRS se reserva o direito de reavaliar a classificação de um piloto ao longo do
campeonato, caso sejam identificadas inconsistências.
- Todos os pilotos terão acesso ao ranking atualizado antes do início da temporada, garantindo transparência
no processo de divisão.
- A Liga FRS se compromete a manter um ambiente competitivo e equilibrado, se for necessário haverá reajuste
de categoria baseando-se na pesquisa efetuada pela adm, sempre respeitando a experiência de cada piloto
dentro do iRacing.
Artigo 9º - Equipes
- Em cada categoria, cada equipe poderá ser constituída por no máximo quatro (3) pilotos. A equipe deverá
nomear um chefe ou representante para lidar com assuntos relacionados à organização.
- O representante da equipe não precisa ser necessariamente um piloto inscrito no evento.
- As equipes devem manter a uniformidade em todas as provas, utilizando a mesma skin.
- É proibido o jogo de equipe que envolva várias estratégias como veículos andando constantemente lado a lado
ou em formação, com o intuito de bloquear ou impedir ultrapassagens.
- Em caso de violação da regra 9/4, todos os pilotos da equipe envolvida serão desclassificados da etapa,
podendo, em casos graves, serem excluídos da liga FRS.
- No caso de um acidente envolvendo um piloto e uma equipe adversária, não será permitido que o incidente
beneficie de qualquer forma a equipe do piloto envolvido. Caso seja determinado, após uma análise detalhada
do incidente, que o acidente conferiu vantagem competitiva à equipe do piloto, tanto o piloto diretamente
envolvido quanto sua equipe poderão estar sujeitos a penalidades, incluindo a possibilidade de
desclassificação de ambos os pilotos da equipe do evento em questão.
Artigo 10º - Campeonato de Equipes
- O Campeonato de Equipes tem como objetivo fomentar a competitividade e a colaboração entre os pilotos,
permitindo que equipes disputem títulos além da classificação individual.
- Para participar do Campeonato de Equipes, cada equipe deverá ser composta por grupos de 3 pilotos, sendo
necessário que equipes com mais integrantes se subdividam conforme o exemplo abaixo:
Equipe FRS com 9 pilotos deverá se dividir da seguinte forma:
- Equipe FRS A – 3 pilotos
- Equipe FRS B – 3 pilotos
- Equipe FRS C – 3 pilotos
- Cada grupo de 3 pilotos competirá separadamente na classificação do Campeonato de Equipes, somando pontos ao
longo da temporada.
- Não será permitido que pilotos de diferentes grupos da mesma equipe troquem de divisão durante a
temporada.
- A pontuação de cada equipe será a soma dos resultados obtidos pelos seus 3 pilotos em cada etapa, seguindo
as regras de pontuação vigentes do campeonato.
- Caso uma equipe tenha menos de 3 pilotos, ela não poderá competir no Campeonato de Equipes, mas seus
integrantes ainda disputarão normalmente a classificação individual.
- O Campeonato de Equipes terá premiação específica, conforme definido previamente no regulamento do evento.
Artigo 11º - Formato dos Campeonatos
- Todas as etapas serão disputadas nos simuladores iRacing. O formulário de inscrição de cada categoria
informará os locais/pistas e os dias das etapas, sempre seguindo o calendário oficial do iracing.
- Formato:
- 6 etapas quinzenais
- Treinos às 18h
- Briefing às 20h
- Tomada de tempo às 20h30
- Bateria 1 às 20h40 (20 min)
- Warmup às 21h (5 min)
- Bateria 2 às 21h05 (40 min, inversão dos 8 primeiros)
- Entrevistas com os 2 primeiros colocados de cada categoria 5 minutos após o término da
prova
Artigo 12º - Skins iRacing
- O simulador iRacing dispõe da ferramenta Trading Paints para a exibição de pinturas personalizadas nos
carros nas transmissões ao vivo da Liga FRS.
- O piloto interessado em exibir suas pinturas personalizadas nas transmissões deverá efetuar o upload dos
arquivos diretamente ao website Trading Paints.
- Itens não permitidos nas pinturas personalizadas:
- Apologia ao consumo do tabaco ou uso de drogas.
- Bebidas alcoólicas (exceto mediante autorização).
- Jogos de azar e apostas esportivas (salvo exceções autorizadas).
- Conteúdos políticos, religiosos ou ideológicos, incluindo símbolos, frases ou referências a
partidos políticos, movimentos sociais e figuras públicas.
- Expressões de ódio, preconceito ou discriminação de qualquer natureza.
- Imagens ou frases com conotação sexual, violenta ou obscena.
ARTIGO 13º - ULTRAPASSAGEM (conforme SEÇÃO IX –Art. 120 – CDA 2024).
PARÁGRAFO 1º - Para o procedimento da manobra de ultrapassagem, o piloto deverá observar o que se segue:
- Durante a atividade, um veículo que estiver na pista poderá usar toda
a largura dela, demarcada por duas linhas brancas laterais. A pista inclui a largura das linhas brancas. As
zebras e a área de escape não fazem parte da pista.
- Somente a pista poderá ser utilizada pelos pilotos durante o decorrer
da atividade.
Observações gerais
Durante a tangência nas curvas, é permitido aos pilotos utilizarem as zebras, desde que mantenham pelo menos duas
rodas dentro dos limites da pista, definidos pelas linhas brancas laterais. O uso das zebras deve ser
exclusivamente para auxiliar na condução em curvas, e não é permitido utilizá-las para realizar
ultrapassagens.
Qualquer infração a esta regra será passível de penalização conforme determinado pela direção de prova.
III - Quando um veículo for alcançado em linha reta, por um veículo temporário ou constantemente mais rápido, o
piloto deverá respeitar o espaço conquistado pelo veículo mais rápido, de modo que fique a largura mínima de um
veículo para a ultrapassagem.
IV - Qualquer manobra obstrutiva levada a efeito por um ou por vários pilotos, tendo ou não interesses comuns,
será proibida.
V - As curvas, bem como as zonas de entrada e saída delas, poderão ser “negociadas” pelos pilotos da maneira que
desejarem, desde que respeitada a largura mínima de um veículo entre ele e a linha branca lateral.
VI - As ultrapassagens, de acordo com as possibilidades do momento, poderão ser feitas pela direita ou pela
esquerda.
VII - O piloto de um veículo retardatário, que está sendo alcançado deverá ser alertado através da sinalização
por bandeira azul, de modo a preveni-lo da intenção do outro competidor, de ultrapassá-lo.
VIII – Caso o piloto, na situação acima, não permita ou dificulte a ultrapassagem, receberá uma das seguintes
penalizações:
- Havendo ultrapassagem, será advertido;
- Não havendo a ultrapassagem, receberá um Drive-Through ou acréscimo em
tempo;
- Havendo acidente em que outro concorrente envolvido no mesmo venha a
rodar e seja danificado tendo que voltar para o box ou não consiga voltar para a corrida, o causador será
excluído.
IX – Manobras destinadas a bloquear outros pilotos, tais como mudança de direção antecipada, direcionamento do
veículo para o lado interior ou exterior das curvas, ou qualquer outra mudança anormal de direção, serão
estritamente proibidas.
X – Em defesa de posição, quando um veículo tentar ultrapassar o outro em reta, será admitida apenas uma mudança
de direção. O piloto que defende a posição poderá voltar para a tangência da curva, caso não possua nem um outro
veículo na lateral.
XI – A mudança prevista no item anterior não poderá ocorrer na direção do veículo que tenta a ultrapassagem,
quando este já tiver colocado o carro ou parte deste na sua lateral.
XII – Caso o veículo que estiver na frente agir na forma prevista no item anterior, receberá a uma das seguintes
penalizações:
- Havendo ultrapassagem, será advertido;
- Não havendo a ultrapassagem, receberá um Drive-Through ou acréscimo em
tempo;
- Havendo acidente em que outro concorrente envolvido no mesmo venha a
rodar e seja danificado tendo que voltar para o box ou não consiga voltar para a corrida, o causador será
excluído.
XVI – Caso a situação prevista no item anterior venha a ocorrer, os veículos que andarem lado a lado receberão
uma das seguintes penalizações:
- Havendo ultrapassagem, será advertido;
- Não havendo a ultrapassagem, receberá um Drive-Through ou acréscimo em
tempo;
- Havendo acidente em que outro concorrente envolvido no mesmo venha a
rodar e seja danificado tendo que voltar para o box ou não consiga voltar para a corrida, o causador será
excluído.
PARÁGRAFO 2º
A inobservância reincidente ou sistemática levará o transgressor a ser excluído pelo diretor de prova ou
comissários desportivos.
PARÁGRAFO 3º
A penalização imposta aos pilotos que ignorarem a bandeira azul será igualmente aplicada àqueles que obstruíram
uma parte da pista, e será mais severa no caso de obstrução sistemática, podendo ser excluído da liga FRS.
PARÁGRAFO 4º
A repetição de faltas graves ou a evidência da falta de domínio do veículo, tal como sair da pista, poderá
resultar na exclusão da bateria/etapa de pilotos que porventura venha a cometê-las.
PARÁGRAFO 5º
A não utilização do circuito ou percurso, mencionado no regulamento particular, para encurtar caminho, anel
externo, por exemplo, implicará em penalização a ser aplicada pelo diretor de prova ou comissários
desportivos.
ARTIGO 14º - DO FAIR PLAY
1. Todos os participantes devem competir de maneira ética, seguindo regras claras e justas, e agindo com honra e
lealdade em todos os momentos.
2. Será considerado fair play desde que:
- O piloto afetado não seja alcançado por outros concorrentes;
- O piloto afetado não perca uma ou mais posições;
- O piloto afetado não seja forçado para fora da pista ou venha a
rodar;
- O piloto afetado retorne à frente do infrator, mantendo uma distância
de um carro para garantir vantagem;
- O piloto afetado não sofra danos em seu veículo.
ARTIGO 15º - CLASSIFICAÇÃO E PONTUAÇÃO
- A classificação principal nos campeonatos será baseada no Campeonato de Pilotos.
- O piloto que somar mais pontos ao longo das seis etapas será considerado o campeão.
- A pontuação da última etapa do campeonato será dobrada.
- Pilotos desclassificados em qualquer etapa terão sua pontuação zerada para aquela etapa.
- A pontuação para cada etapa será definida conforme segue na imagem na direita da página.
ARTIGO 16º - CRITÉRIO DE DESEMPATE
- Em caso de empate nos pontos acumulados ao longo do campeonato, a classificação entre os pilotos empatados
será determinada com base em suas colocações nas corridas durante o campeonato. O piloto que possuir a
melhor colocação em um balanço geral das etapas terá a vantagem e será posicionado à frente nos resultados.
ARTIGO 17º - Responsabilidade por Premiações de Terceiros
- As premiações fornecidas por terceiros são de responsabilidade exclusiva desses fornecedores. A Liga FRS não
será responsável pela entrega dessas premiações, mas facilitará o contato entre os ganhadores e os
fornecedores para a resolução de quaisquer questões.
ARTIGO 18º - Envio de Premiações Físicas
- As premiações físicas, incluindo troféus e outros produtos, estão limitadas ao envio dentro do território
nacionalbrasileiro, realizado pelos Correios. Os custos de envio serão de responsabilidade do ganhador.
- Em caso de problemas no recebimento ou com a encomenda, não será realizado um novo envio.
ARTIGO 19º - PREMIAÇÕES E DISPONIBILIDADE DE ITENS
- Os prêmios fornecidos por empresas patrocinadoras ou parceiras da Liga FRS estão sujeitos à disponibilidade
de estoque no momento da entrega.
- Caso um item originalmente anunciado não esteja disponível, a organização, em conjunto com o patrocinador
responsável, poderá substituí-lo por outro produto de valor equivalente.
ARTIGO 20º - Reembolsos
Conforme estipulado no regulamento geral da Liga FRS:
Não haverá reembolso da taxa de inscrição caso o piloto não concorde com:
- Decisões da direção de prova.
- Reclassificações de categoria.
- Demais decisões administrativas.
ARTIGO 21º - DAS RESPONSABILIDADES
- A First Racing Series (FRS) e os patrocinadores envolvidos nos eventos se eximem de toda e qualquer
responsabilidade civil ou penal por infrações cometidas ou irregularidades durante os treinos e as provas.
Essa responsabilidade recairá exclusivamente sobre aqueles que cometerem tais atos ou se envolverem em
irregularidades, ou sobre seus representantes legais.
- Este regulamento foi elaborado pela First Racing Series (FRS). É proibida a utilização total ou parcial das
normas desportivas, nomenclaturas, imagens e referências contidas neste documento sem autorização.
ARTIGO 22º - Disposições Gerais
- Transparência: A Liga FRS compromete-se a manter a transparência em todas as decisões, visando sempre o
melhor para a competição e seus participantes.
- Aceitação do Regulamento: A inscrição na liga implica na aceitação total deste adendo e dos demais
regulamentos vigentes.
- Casos Omissos: Qualquer situação não prevista neste adendo será analisada e decidida pela administração da
Liga FRS.
Local e Data de Publicação: SÃO BORJA, Rio Grande do Sul, Março de 2025
Adendo - Largada
ARTIGO 1º - PROCEDIMENTO DE LARGADA LANÇADA
1. A largada lançada exige disciplina e respeito às regras para garantir um início de prova justo e seguro. Todos
os pilotos devem seguir rigorosamente o protocolo estabelecido pela Direção de Prova.
2. Formação do Grid Antes da Largada:
- Os carros devem se alinhar em fila dupla na reta de formação, mantendo
suas posições de largada.
- A distância entre os carros deve ser de 1 a 2 comprimentos de carro.
- O piloto na pole position é responsável por controlar a velocidade do
pelotão.
- Acelerações bruscas, freadas excessivas ou mudanças de trajetória
durante a volta de formação são proibidas.
3. Condução Atrás do Safety Car
- O Safety Car conduzirá o pelotão em um ritmo controlado até o momento
de sua retirada.
- Durante esse período, os pilotos devem:
- Manter velocidade constante e previsível.
- Evitar ziguezague excessivo para aquecimento de pneus.
- Não ultrapassar e manter a posição até o sinal de largada.
4. Momento da Largada
- O Safety Car sairá da pista antes da linha de largada definida.
- O pole position mantém o ritmo até o ponto de aceleração permitido.
- Os demais pilotos devem acompanhar o ritmo, mantendo a formação até a
largada ser autorizada.
- Ultrapassagens são permitidas somente após cruzar a linha de
largada.
5. Infrações Comuns e Penalizações
- Abrir espaço excessivo antes da largada: Penalização por conduta
antidesportiva.
- Frear bruscamente ou mudar de linha abruptamente: Penalização por
colisão evitável.
- Ultrapassar antes do sinal de largada: Penalização de drive-through ou
acréscimo de tempo.
- Acelerar antes do momento correto: Penalização por queima de
largada.
6. Diretrizes para uma Largada Segura e Competitiva
- Mantenha-se atento ao ritmo do pole position para evitar reações
tardias.
- Seja previsível e mantenha uma distância segura do carro à frente.
- Respeite o momento da aceleração para evitar penalizações
desnecessárias.
- Caso ocorra um incidente na largada, siga as bandeiras e comunicações
da Direção de Prova.
7. Responsabilidades dos Pilotos.
- Todos os pilotos devem estar cientes das suas responsabilidades,
garantindo um campeonato organizado e competitivo.